Como é feito o tratamento de canal?
É efetuada a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente (câmara e canal) e que recebe o nome de polpa. Esta pode estar sadia ou infectada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador inerte ao organismo (cones de guta percha e cimento).
Quais são os sintomas mais característicos para se indicar o tratamento endodôntico?
Dor espontânea (o dente começa a doer sem estímulo) de forma latejante, não muito bem localizada e que aumenta com o calor. Nesse caso a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve. Já quando há morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de "dente crescido" e dor ao mastigar. Além disso, ao se abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente "pesa".
Os sinais abaixo também podem indicar a necessidade de tratamento de canal.
- Abcesso na gengiva
- Sensibilidade térmica (quente ou frio)
- Inchaço e dor ao toque
- Dor constante tipo pressão
- Cárie profunda que atingiu a polpa do dente (nem sempre sente-se dor)
- Infecção ou abcesso que se desenvolveu no interior do dente ou na ponta da raiz
- Dano ou trauma ao dente
Quantas sessões são necessárias para realização do tratamento de canal?
Quando a polpa é viva e sem inflamação e se não houver presença de bactérias no canal, uma sessão é suficiente; polpa viva e inflamada 2 sessões. Com polpa mortificada, e com a presença de pus, hemorragia persistente, tumefação ou em retratamentos e casos especiais, os tratamentos de canal podem ser realizados em sessões múltiplas.
O dente morre depois do tratamento?
Não, pois todo o suporte desse dente permanece vivo: osso, membrana periodontal (fibras que fixam o dente ao osso) e cemento (camada que recobre as raízes).
O inconveniente é que, como é a polpa que confere sensibilidade ao dente, se o mesmo for novamente atacado por cárie isso não será percebido devido à ausência de sensação dolorosa.
Outro possível problema é que o dente toma-se mais frágil e isso deve ser levado em conta no momento da execução da restauração definitiva, que nesse caso, deve ter características diferentes.
O tratamento de canal enfraquece os dentes?
O enfraquecimento do dente ocorre devido à perda da estrutura dental causada geralmente pela carie ou fratura, a abertura intra dental de via para acesso aos condutos radiculares e desidratação parcial das estruturas dentais pela remoção da circulação sanguínea intra dente.
O que poderá ocorrer se o tratamento endodôntico não for realizado em dente onde houve desestruturação da polpa dental e não apresenta dor?
Poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos) que poderá ter consequências inchaço associado a: dor intensa, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea), destruição óssea e formação de cistos.
Existe alternativa para o tratamento endodôntico?
A remoção do dente é a única alternativa ao tratamento endodôntico. Embora pareça uma solução simples, o vazio deixado na arcada dentária causará problemas estéticos, de mastigação e fala, e ainda pode haver movimentação dos dentes próximos a essa falha. Esses problemas exigirão uso de implantes, próteses, entre outros.