O que são Implantes Dentários?

Os implantes dentários são utilizados para substituir um ou mais dentes através de implantação cirúrgica de pinos de titânio (muito parecidos com um pequeno parafuso) no interior do osso maxilar e posterior colocação de próteses sobre eles.

Os implantes podem ser usados para ancorar uma coroa, próteses fixas e até próteses totais (dentaduras).

Na maioria dos casos a cirurgia é feita aqui na clínica, com anestesia local.

Normalmente o planejamento de reabilitação das arcadas dentárias evita interligar suportes de próteses em dentes naturais e implantes. A reabilitação exclusivamente com implantes, portanto, não realiza desgastes em dentes naturais.

O resultado estético e funcional são muito satisfatórios.

1. Perfuração da cavidade óssea
São utilizadas pequenas brocas que realizam a perfuração do osso. O processo é realizado de forma a expandir progressivamente a cavidade para que possa receber o implante do tamanho selecionado pelo dentista.
2. Osseointegração
O implante é fixado cirurgicamente no osso, depois a gengiva é suturada e o local fica em repouso de três a seis meses . O parafuso do implante fica no interior do tecido ósseo, no processo de osseointegração.
3. Colocação do Cicatrizador
Após o periodo de osseointegração, um pequeno corte é feito na gengiva e o implante recebe o cicatrizador. A tampa do implante pode permanecer exposta na boca durante a cicatrização do mesmo.
4. Adaptação do pilar metálico
O cicatrizador é retirado e um pilar metálico é adaptado para receber a prótese provisória que permanecerá até a finalização da prótese definitiva.
5. Prótese definitiva
Essa etapa consiste na confecção e conexão da prótese ao implante osseointegrado.

Tipos de Implantes

Na P.O.A. Odontologia. esclarecemos todas as suas dúvidas sobre os implantes dentários. Agende uma avaliação conosco.

Ligue e marque uma consulta (11) 4655.4191

Dúvidas Frequentes sobre os Implantes Dentários

O que é um Implante Dental?
Implante dental assemelha-se a um parafuso colocado dentro do osso. O “parafuso” funciona como se fosse a raiz de um dente, para, posteriormente, ser instalado a peça protética (coroa dental). É possível realizar desde a reposição de apenas um dente, como grandes reabilitações, repondo vários dentes de uma só vez.
O organismo pode rejeitar um implante?
Não existe rejeição do implante pelo organismo. Os implantes são feito de titânio e esse material é inerte ao osso. Quando ocorre a cicatrização óssea há uma interação com a superfície do implante, trava o implante, e isso é o que chamamos de osseointegração. No entanto, pode ocorrer problemas associados ao procedimento cirúrgico, como por exemplo infecção ou não adequada estabilidade ou travamento inicial do implante no osso, que impedem a osseointegração e a expulsão do implante.
É possível colocar os implantes e os dentes no mesmo dia?
Sim, é possível, e o nome do procedimento é carga imediata, mas apenas em casos onde se estabelece adequado travamento do implante em leito ósseo resistente a esforços. Para isso o paciente tem que ter quantidade e qualidade suficiente de osso. Então para a colocação de implantes imediatos é necessário avaliar a quantidade óssea, o número de implantes e os dentes que serão implantados. Nos implantes convencionais as pessoas esperam em torno de 3 a 4 meses na arcada inferior (mandíbula) e de 4 a 6 meses na arcada superior (maxila).
O que é uma prótese protocolo?
Pacientes desdentados totais que almejam ter dentes fixos na boca ao invés de dentadura podem optar por esse tipo de tratamento. São colocados de 6 a 8 implantes na maxila e de 4 a 5 na mandíbula e exclusivamente sobre eles é parafusado uma prótese, que se denomina protocolo.
O que é Overdenture?
Também conhecida como sobre dentadura, é um tratamento realizado para pacientes portadores de próteses totais (dentaduras) permitindo a fixação e maior estabilidade da prótese. Esta é presa a implantes para evitar deslocamentos durante a mastigação, mas também continua com apoio na mucosa das áreas desdentadas.
O que é um enxerto ósseo?
Um enxerto ósseo é um procedimento cirúrgico para acrescentar altura ou largura ao osso maxilar de modo a aumentar seu volume para colocação de um implante. Diversas técnicas são utilizadas para enxertia, cabendo ao cirurgião optar pela mais viável para cada caso.
Pacientes fumantes podem fazer implantes dentários?
O tabagismo pode prejudicar a cicatrização adequada na região do implante dentário e dificultar ou impedir a osseointegração.
Quanto tempo dura um implante?
A duração depende de cuidados com a higiene bucal, dos hábitos alimentares, de não expor as prótese a esforços excessivos como ranger de dentes e saúde do paciente.
Os implantes são melhores que a dentadura?
O implante, hoje, é a melhor opção de tratamento. Apresenta vantagens em relação à dentadura, como, por exemplo, fixação, força na mastigação e conforto. É o tratamento que mais se aproxima dos dentes naturais.
Quais os cuidados deve-se ter com os implantes dentários?
Os implantes dentários requerem os mesmos cuidados básicos que temos com os dentes naturais, ou seja; adequada higienização bucal e evitar alimentos que promovam acentuado esforço mastigatório como, por exemplo, torresmos.