Dores faciais podem ser causadas por disfunção na ATM.
Na P.O.A Odontologia, damos preferência ao tratamento não-cirúrgico




O que é ATM?


ATM é a abreviação de Articulação Temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar inferior (mandíbula) ao crânio. É formada pela mandíbula, osso temporal, disco articular, entre outras pequenas estruturas. Tem como função abrir e fechar a boca.

Já a DTM significa Disfunções Temporomandibulares, isto é, alterações funcionais que acontecem na região da articulação Temporomandibular como consequência ao mau funcionamento da ATM.


Sintomas das disfunções da ATM



Diagnóstico


O diagnóstico é realizado através de exame clínico, testando a amplitude dos movimentos mandibulares, auscultando os ruídos articulares, examinando o engrenamento dos dentes, apalpando as articulações dos músculos da face e da cabeça e, em algumas situações, se faz necessária a solicitação de exames complementares, como: raio x, ressonância magnética, tomografia e exames laboratoriais.

Tratamento


O tratamento vai depender da causa do problema que pode ser a oclusão (mordida), problemas ósseos (crescimento desproporcional dos ossos da face), problemas musculares ou até psicológicos (stress e problemas emocionais).

Os tratamentos mais comuns são:


  • Placas de mordida, de uso noturno ou diurno, feitas sob medida para o paciente
  • Próteses para reabilitação da arcada dentária
  • Prescrição de analgésicos e antiinflamatórios não esteroidais, para aliviar a dor e o inchaço
  • Implantes dentários para reposição de dentes ausentes
  • Aparelhos ortodônticos para o alinhamento da arcada dentária
  • Técnicas de relaxamento em caso de disfunção por problemas emocionais.

Aqui na P.O.A. Odontologia, oferecemos todos os tipos de tratamentos para os problemas das articulações da face, dando preferência ao tratamento conservador, ou seja, não-cirúrgico.

Ligue e marque uma consulta (11) 4655.4191


Dúvidas Frequentes sobre Disfunções da ATM

1Como os músculos da mastigação e as articulações funcionam?
As estruturas que possibilitam a abertura e fechamento da boca são muito especializadas e trabalham juntas quando mastigamos, falamos e engolimos. Essa estrutura inclui músculos, ligamentos e ossos.
A ATM é a articulação mais complexa do corpo. Os discos articulares permitem vários movimentos da boca como aberturas em diferentes graus e deslizamento.
Muitos são os músculos que permitem abrirmos e fecharmos a boca, controlando os movimentos para frente e para trás, para os lados e fechamento.
A articulação também está envolvida nesses movimentos.
2Por que o problema de ATM pode causar dor de cabeça?
As dores de cabeça provenientes das disfunções de ATM em geral , não são propriamente de cabeça: são dores nos músculos que envolvem a cabeça.
Posições posturais viciosas, relacionamento dental inadequado, apertamento e/ou ranger de dentes, associados ao "stress", normalmente culminam em quadros crônicos de dores nos músculos da face da cabeça e do pescoço.
3Qual a principal causa para a DTM?
Não existe uma única causa para a DTM, os pesquisadores costumam dizer que a causa é multifatorial, isso porque envolvem fatores fisiológicos como anatomia; fatores sistêmicos como doenças reumatológicas, fatores genéticos, traumas, fatores psicossociais, etc.
Todos estes fatores isoladamente ou em conjunto podem ser predisponentes, iniciantes ou perpetuadores de uma DTM.
4O que é o bruxismo? Como pode ser tratado?
Bruxismo é um hábito noturno, caracterizado pelo apertar ou ranger os dentes, em que as forças sobre a musculatura mastigatória são excessivas, podendo levar a dores de cabeça, desgaste do esmalte, problemas gengivais, mobilidade dental ou problemas de disfunção na ATM.
Preferencialmente promovemos o tratamento através de um aparelho adaptado sobre a superfície dos dentes de uma das arcadas (placa de mordida ou intermaxilar) confeccionado sob medida para o paciente e que reduz o nível de esforço nos dentes e nas suas estruturas de suporte, nos músculos mastigatórios e na ATM.
5Quais são as consequências do não-tratamento da DTM?
A disfunção temporomandibular e uma doença que, depois de instalada, é quase sempre progressiva. Portanto, o ideal é o tratamento precoce, que certamente proporciona melhores soluções e resultados.