O que é estética dental?

A clínica de estética dental tem por propósito a harmonia do sorriso estabelecendo uma aparência natural. Para isto, pode ser necessário modificar formatos, cores, posicionamentos ou realizar implantação de dentes.

Um sorriso bonito aumenta a autoestima e proporciona bem estar.

Procedimentos estéticos:


  • Aplicar facetas de porcelana
  • Mudar a forma e a cor dos dentes
  • Clarear um único ou múltiplos dentes
  • Trocar as restaurações metálicas por estéticas
  • Reposicionar dentes mal alinhados
  • Repor dentes ausentes
  • Fazer correções na gengiva
  • Fechar espaços entre os dentes (diastemas)

Procedimentos de Odontologia Estética


Facetas de Porcelana

São lâminas que imitam a face do dente voltada para os lábios, sendo coladas na superfície do mesmo.

As facetas são indicadas em diversas situações, tais como: restaurações extensas e instáveis; esmalte dental com manchas irreversíveis em sua estrutura; dentes desgastados e escurecidos pela idade; corrigir desnivelamento dental localizado e retificar forma de dentes como no seu tamanho e curvatura.


Clareamento dentário

O clareamento dentário visa rejuvenescer o aspecto do sorriso normalmente escurecido por maior calcificação com o passar da idade; pela ingestão de alguns alimentos e bebidas como: vinho tinto, chimarrão, refrigerantes, cafezinho e por hábitos como o tabagismo entre outros.

Portanto, o clareamento tem a função de remover a coloração atípica do esmalte dentário fazendo com que os dentes fiquem mais claros por emprego de substâncias aprovadas pelos órgãos de saúde e disponibilizadas ao profissional na forma de de géis ou pastas oxidantes com variadas concentrações.

No consultório: o dentista irá aplicar sobre os dentes um agente químico oxidante forte. Durante a aplicação, a gengiva, lábios e bochechas são protegidos de forma que o clareador não provoque queimaduras. Sobre o clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora, laser, que promoverá intensificação do clareamento.

Em casa (doméstico): o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, que deverá ser aplicado dentro de uma moldeira adaptável aos dentes para usar diariamente em casa. O clareamento doméstico pode ser empregado como complemento do clareamento realizado no consultório a fim de manter o resultado estético.

Não se recomenda clarear os dentes sem orientação e monitoramento do dentista ou com produtos não certificados pelos órgãos de saúde.


Resinas compostas

A grande demanda pela restauração de resina é devido à estética por promoverem aparência dental mais natural.

São utilizadas para melhorar a forma dos dentes, consertar dentes quebrados, manchados, espaçados ou um pouco desalinhados.

São uma das alternativas estéticas para substituir as antigas restaurações metálicas em amalgama (cinzas).

Marque uma consulta na P.O.A. Odontologia e veja o que a estética dental pode fazer para deixar o seu sorriso ainda mais bonito.

Ligue (11) 4655.4191

Dúvidas Frequentes sobre Estética Dental

1Os tratamentos estéticos são para todos?
Os tratamentos de Odontologia Estética são recomendados para todas as pessoas que se sintam desconfortáveis com sua estética dental: sorriso, posicionamento, tamanho e cor dos dentes.
2Qualquer pessoa pode realizar clareamento dentário?
Indicado à partir do final da adolescência mas, cáries e doenças gengivais precisam ser tratadas antes.
Não se recomenda para mulheres grávidas.
3Há restrição para a ingestão de algum alimento ou produto durante o tratamento de clareamento?
Alguns produtos e alimentos interferem no resultado do tratamento, principalmente os com coloração escura ou com corante na composição.
A restrição é para chás, cafés, chocolates, vinhos tintos, refrigerantes coloridos, condimentos como mostarda e ketchup, molho de tomate, entre outros.
Contudo, os maiores vilões contra o clareamento são o cigarro e os enxaguantes bucais com clorexidina na composição. Todos esses produtos se forem consumidos durante o processo, podem manchar os dentes e comprometer o resultado do tratamento.
4Que fatores influem na cor dos meus dentes?
Algumas pessoas nascem com dentes mais amarelados que outras. Outras têm dentes que se tornam amarelados com o tempo.
Manchas na superfície e descoloração podem ser causadas por: tabaco; ingestão de café, chá, ou vinho tinto, ingestão de alimentos altamente pigmentados como cerejas e amoras; acúmulo de depósitos de tártaro resultantes de deficiência da higiene bucal; aparência amarelada ou acinzentada como parte do processo de envelhecimento; trauma nos dentes que podem resultar na morte do nervo do dente e escurecimento dental ou manchas internas devido à tratamento com o antibiótico tetraciclina ou ingestão demasiada de flúor durante a formação dos dentes.
5É verdade que o clareamento dental não é definitivo e que pode aumentar a sensibilidade nos dentes?
Sim, pois, gradativamente o organismo reporá a proteína que confere a coloração dos dentes.
Para manter o resultado conquistado, é fundamental evitar: fumar, ingerir excessivamente alimentos pigmentados e usar, conforme orientação do profissional, clareador em casa.
Quanto à sensibilidade pós-clareamento, ela é temporária, e recomenda-se o uso de creme dental específico para a sensibilidade nos dentes antes e por um período após o tratamento.

Vale ressaltar também que os resultados são diferentes para cada pessoa. O clareamento respeita as poder e limites específicos do dente e de sua tonalidade.
6O clareamento altera as restaurações já existentes?
Não, uma vez que os materiais artificiais (restaurações e próteses) não sofrem ação dos clareadores.
Se o efeito clareador nos dentes naturais for expressivo poderá ocorrer desarmonia estética e necessidade de troca dos materiais artificiais.