O que são dentes do Siso?

Dentes do siso são os últimos dentes das arcadas dentárias e geralmente erupcionam (aparecem na boca,) entre os 18 e 20 anos de idade.

Como são os últimos dentes permanentes a aparecer por inadequado desenvolvimento dos maxilares, às vezes não há espaço suficiente para correto posicionamento. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos (presos embaixo do tecido gengival) e desencadeiem a formação de cistos ao seu redor.

Quando os dentes do siso erupcionam apenas parcialmente, normalmente impactados por outros dentes, ou ficam mal posicionados, dificultam adequada higienização, propiciando instalação de processo inflamatório/infeccioso.

Recomenda-se que as pessoas entre 18 e 25 anos tenham o processo de erupção dos dentes do siso acompanhado por cirurgião dentista.

Os dentes siso deixam muitas dúvidas, e para ter certeza da situação do seu dente é necessário uma avaliação profissional.
Visite s P.O.A. Odontologia para maiores orientações e esclarecimentos.

Ligue e marque uma consulta (11) 4655.4191

Dúvidas Frequentes sobre os dentes do Siso

Quantos dentes do siso existem?
Quatro: dois superiores e dois inferiores.
Em que idade eles geralmente erupcionam?
A erupção ocorre normalmente dos 18 aos 20 anos; portanto, são os últimos dentes da dentição a erupcionar.
Todo mundo tem o dente do siso?
Não. Em alguns casos não há a formação celular (germe dental).
Porque às vezes há a formação celular e eles não erupcionam?
Geralmente por falta de espaço na arcada dental ou por inadequado posicionamento no interior do osso maxilar.
O que acontece se ele erupcionar parcial­mente?
Quando se inicia a erupção e esta não se completa pode predispor a instalação de inflamação da gengiva (gengivite), infecção manifestada por irritação local, dor e inchaço.
É verdade que o dente do siso empurra os outros dentes, provocando mudanças de posição?
Existe controvérsia a este respeito.
Quando a gengiva do dente do siso que está erupcionando inflama, o que fazer?
Higiene bucal por bochechos com antissépticos pode amenizar o quadro, mas, para resolver o problema, o paciente deverá procurar um cirurgião-dentista, pois, às vezes torna-se necessário remover o “tampão gengival” que cobre a estrutura dental (ulectomia).
Quando é indicada a extração do siso?
A sua extração está indicada na ausência de espaço para erupção ou devido a posicionamento inadequado promovendo instalação de quadros de inflamação / infecção.