O que é Odontopediatria?

É a área da odontologia que cuida da saúde oral de bebês, crianças e adolescentes, realizando tratamentos preventivos e reparadores para que a criança atinja a idade adulta com uma boca sã, estética e sem distúrbios de desenvolvimento das arcadas dentárias.
A realização de exames orais precoces, tratamentos preventivos e orientações aos pais, são essenciais, para que a criança tenha uma boa saúde oral por toda a sua vida.

Os procedimentos mais efetuados são:
  • Acompanhamento de todo desenvolvimento dos dentes da criança, popularmente denominados “dentes de leite”
  • Orientação de higiene dos dentes e boca
  • Aplicações de flúor para remineralizar a superfície dos dentes e de selantes para prevenção de cáries
  • Prevenção e tratamento de distúrbios de desenvolvimento das arcadas dentárias (Ortopedia dos maxilares e Ortodontia)

Os cuidados com a saúde oral devem começar desde cedo na vida das crianças. Aqui na P.O.A. Odontologia, acreditamos que a prevenção e uma boa higiene bucal são essenciais para manter os dentes sadios por toda a vida.

Ligue e marque uma consulta (11) 4655.4191

Dúvidas Frequentes

Quando deve ser a primeira consulta da criança para avaliação de suas arcadas dentárias?
Recomendamos que a primeira consulta se realize à partir do 1 ano de idade.
Esta consulta tem como objetivo exame da saúde da boca, aconselhamento e orientação dos pais sobre dieta e higiene oral e deve ser mantida avaliação periódica para se prevenir instalação de fatores que possam comprometer o adequado desenvolvimento das arcadas dentárias.
Quando os dentinhos nascem o bebê sente dor?
O bebê pode sentir algum desconforto e apresentar alguns sintomas como inflamação gengival, salivação abundante, restrição alimentar, ansiedade e mesmo alguma dificuldade em dormir.
O que é cárie de mamadeira?
O bebê pode vir a ter cáries precocemente devido a dieta açucarada, normalmente através de mamadeira, sem posterior adequada higiene oral.
A chamada “cárie de mamadeira” é muito agressiva (desmineraliza vários dentes), de evolução rápida, provoca dor e promove a destruição dos dentes num curto espaço de tempo. Apresenta-se inicialmente como manchas brancas e opacas que passam despercebidas aos pais na maioria das vezes.
Como é feito a aplicação de selante e como isso pode ajudar a prevenir as cáries?
Consiste em preencher os sulcos e fissuras das faces de mastigação dos dentes para evitar que bactérias e restos alimentares se acumulem nessas zonas de difícil higienização. Tem o propósito de prevenir o aparecimento de cáries.
Como deve ser feita a higiene oral nas crianças?
A higiene para bebês pode ser feita com ele adormecido e com emprego de algodão molhado em água filtrada e em temperatura ambiente. Passe no interior da boca suavemente, limpando a língua, as bochechas e gengivas.
Após a erupção dos dentes aconselha-se substituir o algodão por escova dedeira (escova que se adapta no dedo do cuidador) até que seja possível se utilizar uma escova infantil.
Os pais devem realizar a higiene oral até que a criança apresente coordenação motora para isto. A partir daí, deve encorajar a criança e supervisiona-la.
Porque os “dentes de leite” são importantes?
Os “dentes de leite” exercem uma dupla função na cavidade oral. Eles participam das funções normais de mastigação, estética e fonação e, além disso, preservam o espaço na arcada dentária em desenvolvimento para a erupção dos dentes permanentes. Quando os “dentes de leite” são comprometidos por cáries extensas poderão promover manchas nos dentes permanentes.
Quando os “dentes de leite” são perdidos precocemente desencadeiam perda de espaço nas arcadas o que impede adequada erupção dos dentes permanentes e predispõe desarranjo funcional mastigatório, estético e fonético.
Quando surgem os dentes definitivos?
Por volta dos 6 anos surgem atrás dos “dentes de leite”, normalmente sem desencadear dor, os primeiros molares definitivos e, portanto, suas erupções podem passar despercebidas.
Por apresentarem sulcos em suas superfícies de mastigação, e devido a dieta atualmente empregada pela sociedade urbana, são predispostos à instalação de cárie o que justifica a necessidade do paciente jovem em seu período de desenvolvimento estar sob acompanhamento com intuito de se prevenir distúrbios nas arcadas dentárias.